Após um acordo entre as coordenações de campanha dos candidatos ao governo do Estado pelo adiamento do início do horário eleitoral obrigatório, o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), vencedor do 1º turno, e o ex-governador Eduardo Leite (PSDB), 2º colocado, retomam nesta quinta-feira (13) a propaganda eleitoral no rádio e na TV. O horário para presidente está no ar no desde o dia 7 de outubro.
Com o acordo, os candidatos tiveram mais tempo para tratarem sobre alianças e agendas antes de se dedicarem também às gravações dos programas. Onyx e Leite terão, igualmente, cinco minutos por bloco para se apresentarem aos eleitores. Com os concorrentes ao Piratini também presentes no horário obrigatório, os dois blocos diários passam a ser de 20 minutos, 10 para cada cargo, presidente e governador, respectivamente.
Enquanto não ocupavam parte do tempo com as gravações, os dois candidatos intensificaram agendas por cidades. Onyx, por exemplo, fez campanha, na tarde de terça-feira, em Pelotas, terra de Leite, acompanhado de seu grande cabo eleitoral (foto): o presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois se reuniram nos pavilhões da Fenadoce com prefeitos e lideranças empresariais. Em vídeo postado em suas redes sociais, Onyx, ao lado de Bolsonaro, agradeceu o apoio do presidente, que se manifestou também. “A gente espera, agora, no 2º turno um pouco mais de empenho. Imagine um presidente e um governador perfeitamente afinados?”, instigou Bolsonaro, dirigindo-se aos eleitores gaúchos.
Já Leite viajou ao longo do final de semana pela Região Noroeste e Vale do Rio Pardo, e na terça-feira, passou pela serra gaúcha (foto). Também na terça, Leite fez uma manifestação em suas redes sociais, afirmando que o Banrisul não será privatizado. Isso, inclusive, foi reafirmado ao PDT, que anunciou apoio o tucano: “Nunca esteve no nosso plano de governo a privatização do banco, mas, diante de demandas que chegam de quem vem se somando aos apoios a nós neste segundo turno, eu vou assumir um compromisso ainda mais claro: nós não encaminharemos o banco à privatização neste próximo governo”, prometeu.
Propaganda no ar
De segunda a sábado
No rádio
Das 7h às 7h10min (presidente) e das 7h10min às 7h20min (governador); das 12h às 12h10min (presidente) e das 12h10min às 12h20min (governador)
Na televisão
Das 13h às 13h10min (presidente) e das 13h10min às 13h20min (governador); das 20h30min às 20h40min (presidente) e das 20h40min às 20h50min (governador)